MENTIRA CARINHOSA

mentira

Temos um calendário anual recheado de datas especiais, dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, da secretária, dos professores e por aí vai.

Tem inclusive o dia da mentira e  se você perguntar, todos saberão responder. Quando se comemora o dia da mentira no Brasil?

Primeiro de Abril. Todo mundo sabe, porque todo mundo já sentiu vontade de pregar uma peça ou enganar alguém, nem que fosse só para dizer no fianl: primeiro de Abril.

Só descobri recentemente, que está se tornando muito conhecido também o dia da verdade.  Achei isso muito interessante, criar um dia da verdade. Mas, será que a verdade precisa de um dia especial? Não seria como fazem os maridos e filhos que se esquecem do presente no dia das mães e dizem: todo dia é dia das mães! Não deveriam todos os dias ser dias da verdade?

Infelizmente, às vezes percebemos que as pessoas tem dificuldade não só de falar, mas também de ouvir a verdade, por isso, muitos de nós preferimos falar mentiras, muitas delas extremamente carinhosas, mas ainda assim, mentiras.

Temos dificuldade de falar a verdade, porque não queremos ser portador de más notícias, temos medo de que a pessoa se magoe ou deixe de gostar de nós.

Precisamos aprender não somente a falar, mas a também ouvir as verdades.

Por mais difícil que seja, ouvir a opinião sincera e alheia a nosso respeito, é só assim que podemos nos avaliar, nos reformular e nos transformar.

Seja aberto ao feedback, aprenda a ouvir sem se justificar. Aprenda também a pedir feedback. Esta é a melhor ferramenta para o seu desenvolvimento.

E se seu interlocutor, não for dos mais jeitosos, para dar o feedback, ignore aquilo que não caiu bem, seja realista e objetivo e concentre-se nos pontos que fazem sentido.

Com certeza, todos nós podemos melhorar muito se aprendermos a falar a verdade, de forma sincera e respeitosa, assim como, se preferirmos as verdades doídas às mentiras carinhosas.

Quanto ao dia das mães, continuo sendo favorável a ter um dia especial. Quer melhor desculpa para ganhar presente?

Deixe um comentário