O QUE PODEMOS APRENDER COM AS FORMIGAS?

formiga

 

Um dos livros mais vendidos de Alexandre Rangel, um excelente consultor brasileiro, tem o intrigante título de “o que podemos aprender com os gansos?”; nele Alexandre ensina lições de liderança cooperação, motivação e qualidade de vida no trabalho.

Inspirados na pergunta de Alexandre, podemos também questionar: o que podemos aprender com as formigas?

As formigas também podem nos ensinar lições incríveis de planejamento, foco, determinação, trabalho em equipe e criatividade.

Observe a forma como as formigas trabalham e você vai ver:

-Planejamento

As formigas passam todo o verão pensando no inverno e ajuntando reservas para ele.

Isso quer dizer que elas não esperam que o tempo bom dure para sempre, pois elas sabem que os ventos mudam de direção, ao mesmo tempo elas não ficam imóveis esperando este tempo chegar, elas fazem reservas para quando isso acontecer não ter que ficar se lamentando ou sofrendo.

Isto é planejamento.

E quanto à você? Você tem feito algum planejamento? para o seu dia, para a semana, para o mês, para o ano, para a vida?

– Foco e criatividade

Se uma formiga começar a sua caminhada e encontrar um obstáculo pela frente, ela vai contorná-lo, pode ser pelos lados, por cima, por baixo, enfim… ela vai dar um jeito de superá-lo e avançar em direção à sua meta. O obstáculo não vai detê-la porque seu foco vai estimular a sua criatividade e ela vai encontrar maneiras de superá-lo.

E quanto à você? Os obstáculos que você vem encontrando, estão lhe detendo ou estão estimulando sua criatividade para encontrar formas de avançar em direção ao seu objetivo?

– Superação de limites

Por serem tão pequenas as formigas parecem ser animais muito frágeis, mas isto é um engano. Elas são capazes de levantar até 7 vezes o seu próprio peso, por isso é comum vê-las carregando folhas tão maiores que elas mesmas, além disso elas carregam este tipo de peso por cerca de 300 metros, se tentássemos fazer uma equivalência, seria o mesmo de dizer que poderíamos carregar 7 vezes o nosso próprio peso andando à pé por 60 km.  Isso é ou não é superar limites?

Quantos de nós ficamos nos poupando, nos economizando, acomodados e com preguiça de nos desafiar e superar as nossas limitações?

– Organização

Você já passou pela experiência de destruir um formigueiro? Se sim você sabe que não adianta muito, em pouquíssimo tempo o formigueiro se refaz.

Isso acontece  graças a uma competência chamada “auto-organização”, as formigas são tão bem treinadas, possuem tamanho espírito de equipe e flexibilidade que diante de uma adversidade elas sabem exatamente o que cada uma deve fazer, se necessário elas trocam de papéis e exercem outras funções, mas fazem o que precisar ser feito para reconstruir o formigueiro.

Estas são algumas das lições das formigas, que tal adotar esta filosofia em nossas vidas?

Deixe um comentário