COMO SE DAR BEM NA VIDA

Tenho um filho adolescente que tem mostrado muito interesse em assuntos ligados à carreira profissional.

Com freqüência ele me pergunta sobre o que “dá dinheiro”?

Cada nova profissão que ele conhece, ele pergunta: “isso dá dinheiro”?

Sempre respondo que ele não deve pensar só no dinheiro e que há outras compensações, procuro mostrar que ele deve pensar em ser feliz e ter prazer no que faz e ele me diz “mas eu vou ter prazer se eu tiver dinheiro”.

Recentemente, mudei minha abordagem e passei a lhe dizer que ele deve pensar não em ter dinheiro, mas sim em “se dar bem na vida”.

Ele então começou a me perguntar: “mas como assim”? O que é exatamente “se dar bem na vida”?

Bem, no meu entendimento, “se dar bem na vida” é entre outras coisas, ser um bom profissional.

E o que devemos fazer para sermos considerados bons profissionais?

Vou citar algumas das coisas que aprendi ao longo da minha carreira:

 

  1. Conhece seus talentos

O bom profissional sabe exatamente quais são seus pontos fortes e investe neles, procura se aperfeiçoar ao máximo, pois é isto que o distingue dos demais.

 

  1. É rápido

O bom profissional é rápido, não deixe nada para depois, cumpre os  prazos estabelecidos e não precisa ser cobrado pelo chefe. Ao contrário, algumas vezes ele é que “cobra” do chefe.

 

  1. Tem foco

Não perde tempo com coisas pequenas e irrelevantes e se concentra no que é realmente importante e dá resultado.

 

  1. Não tem medo de perguntar

Já dizia o Chacrinha “quem não se comunica se trumbica”. Não se deve ter medo de perguntar ou se achar tão auto-suficiente a ponto de acreditar que não é necessário pedir opiniões.

 

  1. Trabalha em equipe

Especialmente os profissionais mais jovens ou menos experientes, tem tendência de encontrar culpados ao invés de buscar soluções conjuntas.

 

 

É claro que esta não é uma receita e ainda que fosse, faltaria vários outros ingredientes, no entanto, não conheço um único profissional de sucesso que não se comporte assim.

Deixe um comentário