PASSE PELOS SEUS PONTOS FRACOS

defina-seus-pontos-fracos-em-fortes-vida-de-freelancer-4

 

Se alguns tem dificuldade em identificar seus pontos fortes, o número de pessoas que tem medo ou dificuldade de identificar seus pontos fracos é ainda maior.

Nas inúmeras entrevistas que conduzi ao longo da minha carreira, fiquei muitas vezes incomodada com o silêncio desconfortável que vinha logo após a pergunta: o que você precisa melhorar como profissional ou como pessoa?

A maioria das pessoas precisa de mais explicações e até que você as ajude a pensar para responder (seu superior já lhe deu um feed back dizendo que você precisava melhorar em alguma coisa? Seus familiares ou amigos reclamam de alguma característica sua em particular?, etc…)

Da mesma forma que você precisa identificar seus talentos,  para ter sucesso, é fundamental também que você saiba quais são suas principais limitações.

Que características pessoais lhe impedem de explorar ao máximo os seus pontos fortes?

Há muitas características (até positivas) que quando presentes de forma exacerbada em uma pessoa, tornam-se pontos negativos, limitando a sua capacidade de ação e minimizando o impacto dos seus pontos fortes.

Aqui vão alguns exemplos:

Falta de auto confiança (dar importância demasiada à opinião alheia, achar que todas as outras pessoas são melhores que você, não se perdoar pelos seus próprios erros)

Dificuldade em dizer não ( assume muitas tarefas ou responsabilidades porque não consegue dizer não, não consegue dizer o que pensa e ser firme em suas opiniões)

Excesso de auto confiança ( dificuldade em admitir seus próprios erros, é teimoso e insistente e crítico em relação à opinião dos outros)

Timidez (dificuldade em se envolver, se relacionar e expressar seus sentimentos)

Resistência (dificuldade em relação ao novo, em mudar de rumo e testar novas formas e maneiras de fazer ou agir).

– Impulsividade (fala sem pensar, age por impulso, quer sempre dar a ultima palavra).

 

Para entender quais são suas limitações é preciso refletir, se autoanalisar e ser muito imparcial.

Se você conseguir fazer isso de forma isenta, vai perceber que todos temos 2 ou 3 limitações importantes e o primeiro passo para vencê-las é reconhecê-las.

Quais são as suas principais limitações e que impacto elas estão tendo sobre a sua vida, seu crescimento e desenvolvimento pessoal?

Pense nisso!

Deixe um comentário