Aprenda a Validar

A alguns anos atrás, recebi da minha Diretora um texto excepcional,  denominado “o poder da validação”.

Era um texto ninguém menos que o Sr. Stephen Kanitz. O texto está em seu blog, cujo link menciono abaixo e recomendo a leitura.

http://blog.kanitz.com.br/o-poder-da-valida%C3%A7%C3%A3o.html

O conceito em si não é novo, é o que nós educadores, gestores de RH, pais e mães conhecemos como “reforço positivo”.

O legal do texto no entanto, é que ele nos alerta para o fato de que muitas vezes, por etiqueta social, elogiamos quem não gostamos e deixamos de validar aqueles que admiramos e que são importantes para nós.

Após ler o texto, aprendi o quanto é importante validar diariamente aqueles que estão ao nosso redor, passei a praticar a validação e até mesmo pedir para ser validada pelos que estão à minha volta.

Validar é concentrar-se no que as pessoas tem de bom, naquilo que elas fazem e que apreciamos, mas muitas vezes, por conta da rotina, consideramos como obrigação.

Depois de praticar muito, percebi o quanto a validação é importante, tanto para quem valida, quanto para quem é validado, pois gera um clima de confiança, de segurança, de aceitação; tão necessário para impulsionar as pessoas a evoluir e melhorar.

São palavras, gestos ou atitudes simples como um parabéns, um sorriso, um obrigado, um “você é ótimo” ou “o que seria de mim sem você?”, enfim…mais importante do que a palavra, gesto ou atitude em si, é  a frequência.

Gentileza gera gentileza, como já dizia o profeta, então se você torna a validação um hábito, verá que as pessoas também se sentirão estimuladas a te validar.

Nem que seja por interesse próprio, se você for inteligente, vai ver que vale a pena desenvolver este hábito.

Não deixe para amanhã, comece  hoje mesmo, a validar os que estão próximos de você e crie uma verdadeira corrente de validação.

Deixe um comentário