Trabalhar sob pressão

A reclamação é a mesma por todos os lados: Não agüento mais, é muita pressão!!!

Recentemente estava conversando com umas amigas que atuam em diferentes áreas e elas me diziam:

– Não agüento mais, é muito trabalho, muita pressão e pouco dinheiro! Sou professora e você pensa que é fácil? Tenho que planejar as aulas, aplicar e corrigir provas, entregar tudo no prazo. Tenho 30 crianças em sala de aula  e ainda levo trabalho para casa.

-Pressão,  sofro eu, disse a coordenadora escolar. É pai, mãe, professor, diretor e até secretaria de ensino. Além do que, os alunos estão cada vez mais desafiadores, incontroláveis e exigentes. Tem questões legais, de hierarquia, discriminação, “bullying”, etc… Entro na escola e não consigo mais sair, até parece uma prisão.

– Prisão é o lugar onde eu trabalho, disse a enfermeira. Trabalho, sábado, domingo e feriado e se acontecer de entrar um caso crítico no P.S., esquece o horário, a prioridade é o paciente. Não consigo me planejar para fazer nada após o horário de saída, porque nunca sei a que horas vou sair. Além disso, tem a equipe de qualidade hospitalar o tempo todo nos policiando.

– E eu? Disse a esteticista, as pessoas só podem cuidar de si em horários alternativos, inclusive sábados e domingos, então, se quiser sobreviver na minha profissão, eu tenho que estar disponível.

A situação é a mesma em todos os lugares e em todas as profissões: os prazos são curtos, os recursos escassos, as equipes reduzidas, a concorrência cada vez maior, os clientes mais exigentes e por isso, as empresas e os profissionais precisam ser cada vez mais produtivos e eficientes.

Em um cenário cada vez mais  competitivo e dinâmico,trabalhar sob pressão faz parte do negócio. De qualquer negócio.

É preciso que todos estejam conscientes disso. Não adianta achar que mudando de área ou de empresa a pressão diminui.

Ao invés de tentar diminuir a pressão, é preciso saber “lidar com ela”.

A pressão não é necessariamente ruim, ao contrário, há muita gente que  funciona melhor quando se sente pressionado. Porque em alguns casos, a pressão gera foco.

Quando somos desafiados a atingir maiores níveis de excelência e produtividade, em geral, nos obrigamos a pensar, criar, inovar e encontrar alternativas.

Não estou dizendo que você deve pressionar a sua equipe ou o seu colega, mas sim que cada um de nós, como profissionais, devemos estabelecer as nossas metas, os nossos prazos, os nossos objetivos e nos “auto-pressionar” a atingi-los.

Se você mesmo, for quem te pressiona, vai com certeza evitar muita pressão de cima ou dos lados e com isso, vai acabar por se sentir mais satisfeito consigo mesmo, com os seus resultados, com a sua chefia e com a sua empresa.

O que você está fazendo para se “auto-pressionar”/ se cobrar?

Pense nisso!

Deixe um comentário