VENDENDO AS PERNAS

Nós da área de RH estamos o tempo todo em busca de novidades e sugestões para melhorar os processos de seleção de treinamento dos colaboradores.

Especialmente na área de seleção, as técnicas e dinâmicas se tornam conhecidas e é preciso renová-las para que o desempenho do candidato não seja mascarado durante o processo.

Lembro-me de uma dinâmica que usávamos em seleção e que era excelente para a área de vendas.

Era a dinâmica das pernas. O exercício consistia em escolher 3 participantes para serem vendedores e um quarto participante para ser um comprador.

A cada um dos vendedores é dada uma fotografia de “pernas de mulher”. A foto é exatamente a mesma, porém ela é colada em cartolinas de diferentes cores, formas e tamanhos;dando a sensação de que são produtos completamente diferentes.

É solicitado ao vendedor que “venda” o produto sem mostrá-lo.

O resultado dessa dinâmica é muito interessante e pode ser utilizado também com fotos de produtos que temos em loja.

Você vai observar o seguinte:

– Em geral, nem os vendedores nem o comprador percebem que se trata do mesmo produto, pois cada vendedor dá ênfase em um aspecto e valoriza características e benefícios que o outro não menciona.

– Alguns vendedores colocam tanta subjetividade nas suas mensagens que tornam o produto irreconhecível ao final, mostrando que as preferências e o gosto pessoal pode distorcer a realidade. (Se eu acho feio, se eu acho caro, se eu não gosto das cor).

– A comunicação se aperfeiçoa pelo precedente e pelo treino, ou seja a apresentação do último é sempre melhor, pois ele ganha em argumentação ao ouvir a argumentação dos outros.

Experimente fazer a dinâmica com alguns produtos que você tenha em loja, vai ver como ao final todos estarão melhor preparados para a venda.

Deixe um comentário