Otimismo – Máquina de Resultados

O entusiasmo é a maior força da alma conserve-a e nunca faltará poder para conseguir o que necessitar.         Napolleon Hill

 

Porque algumas pessoas em situações idênticas de temperatura e pressão obtêm resultados tão diferentes? Isso é uma coisa que intriga a todos.

Às vezes quando nos detemos para avaliar números, ficamos intrigados, uma mesma loja, com vendedores em condições iguais um vende R$100.000,00 no mês e o outro vende R$50.000,00, o que explica isso?

É claro que há sempre inúmeras justificativas, mas quero analisar aqui uma das quais considero a mais significativa.

Martin Seligman,  em seu livro “aprenda a ser otimista” relata que conduziu um estudo científico bastante interessante junto a uma companhia de seguros nos Estados Unidos denominada Metropolitan Life.

O segmento de venda de seguros é um dos mais desafiadores, pois a taxa de conversão é de cerca de 10% somente.

Neste estudo, que durou cerca de 5 anos, comprovou-se que o otimismo tem um impacto significativo na performance dos vendedores.

De modo geral os resultados do estudo demonstraram que os vendedores otimistas obtiveram em média uma performance 56% superior aos vendedores pessimistas.

Interessante e ao mesmo tempo espantoso não é mesmo?

Isso significa que mesmo sem saber,  o seu resultado é significativamente influenciado pelo seu estado de espírito.

Em algumas profissões é importante ser pessimista é o caso do médico, quanto mais pessimista ele for, mais cuidadoso será e melhor para a sua saúde.

Já na área de vendas ao contrário, o vendedor pessimista está fadado ao fracasso.

O otimismo é uma verdadeira máquina de resultados na área de vendas.

Os vendedores otimistas não atribuem a si as causas dos seus fracassos, além disso,  eles consideram as situações adversas como temporárias e especifícas e acreditam que podem superá-las.

Na prática significa dizer que o vendedor otimista é aquele que:

ü Ouve seguidos “nãos” e não desanima;

ü Não atribui a si, a sua empresa ou a seu produto a rejeição de um cliente;

ü Encara as situações de crise como temporárias e passageiras, acreditando que pode sempre fazer algo para melhorar;

ü Se estimula com seus bons resultados, cada venda realizada é um incentivo para uma nova venda.

O interessante é que tudo é determinado pelos pensamentos que você nutre à respeito do cliente ou da venda.

Funciona mais ou menos assim,  veja o que se passa na mente de um vendedor pessimista e de um vendedor otimista, quando entra um cliente na loja:

Pessimista:

1)    Esse aí está com cara de que não vai comprar. Lá vou eu para mais um não. Detesto fazer isso. (Fica irritado e vai até o cliente com má vontade)

2)    (O cliente diz que está só olhando.)

Ele deveria ir enrolar em outro lugar. (Fica irritado, faz cara de quem está impaciente e se distancia do cliente).

3)    Hoje não vou mesmo bater a cota. Este já é o terceiro cliente que eu atendo e não compra nada. Eu estou sem sorte. (Se distancia ainda mais do cliente e começa a conversar com o caixa)

4)    É este mês vai ser difícil! Eu preciso arranjar um emprego com salário fixo.(Procura pelo cliente e ele já foi embora sem nem se despedir).

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